Inspeção de Segurança em Vaso de Pressão

Sobre a Solução

Vasos de pressão são equipamentos essenciais em todos os segmentos industriais, pois o ar comprimido é parte integrante da automação de inúmeros processos, desde a extração até a transformação.

Compressores de ar, seja na forma de compressor de pistão ou compressor parafuso, são usados para gerar ar comprimido na capacidade necessária para cada processo, reservatórios de ar comprimido armazenam o fluido gerado a fim de distribuir para as linhas de produção, separadores de condensado ajudam, em conjunto com secadores, a eliminar a umidade gerada durante o processo de geração de ar comprimido. 

Chillers, boilers, aquecedores e trocadores de calor modificam a temperatura do fluido de acordo com a necessidade daquele processo específico.

Além dos citados, também existem vários outros tipos de vasos de pressão: filtro, gerador de vapor, misturador, reator, destilador, etc.

Esse tipo de sistema que gera, armazena ou opera utilizando pressão, apresenta um risco a ser considerado. Não à toa, o Ministério do Trabalho publicou pela primeira vez em 1977, em conjunto com a Consolidação das Leis Trabalhistas, a Norma Regulamentadora nº 13, que estabelece requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e a saúde dos trabalhadores.

A Importância da Inspeção de Segurança em Vaso de Pressão

Para reduzir, controlar e prever esse risco, todo equipamento que trabalha sob pressão deve ser submetido periodicamente a uma inspeção em vaso de pressão, também conhecida como inspeção de segurança em vaso de pressão conforme a NR-13. Essas inspeções podem ser iniciais, periódicas ou extraordinárias.

A inspeção de segurança em vaso de pressão é fundamental para possibilitar maior conhecimento relativo ao equipamento inspecionado, verificando as condições do vaso de pressão, listando adequações necessárias a serem feitas e possíveis manutenções preventivas, preditivas e corretivas.

A inspeção em vaso de pressão pode ser feita utilizando diversos métodos de ensaio, como medição de espessura por aparelho ultrassom, líquido penetrante, inspeções visuais, entre outros.

É claro que a inspeção de segurança em vaso de pressão deve ser realizada por profissionais capacitados e, para que a assessoria seja prestada de forma satisfatória, é necessário contratar uma empresa especializada.

Expertise em Assessoria de Segurança no Trabalho

A Conpressione é uma assessoria especializada no mercado de engenharia com ênfase em segurança do trabalho e realiza os serviços de inspeção de segurança em vaso de pressão, inspeção de segurança em caldeira, inspeção de segurança em tanque, ensaio de estanqueidade em tubulação e emissão de diversas documentações obrigatórias de acordo com a NR-13.

💬 Fale conosco pelo WhatsApp