Blog Conpressione

Acompanhe as novidades do mercado.

pexels-rachel-claire-6752421

História do Vapor e o seu uso na Indústria

Vapor é uma substância de fase gasosa largamente utilizada na indústria para substituir a força de cavalos.

O QUE É VAPOR?

Vapor é uma substância que está na fase gasosa. Ele pode ser condensado para um líquido ou para um sólido pelo aumento de sua pressão, sem ser necessário reduzir a temperatura.

O QUE É PRESSÃO?

Pressão é a relação entre uma determinada força e sua área de distribuição. A pressão é uma propriedade intrínseca a qualquer sistema e pode ser tanto favorável ou desfavorável ao homem, por exemplo, quando a pressão é gerada para alimentar um sistema de produção industrial, ela é convertida positivamente. Por outro lado, a pressão da água nas profundezas do oceano é um grande desafio para pesquisadores e para extração de recursos naturais.

E AO JUNTAR AMBOS OS CONCEITOS?

Já a pressão de vapor é exercida por um vapor quando este está em equilíbrio termodinâmico com o líquido que lhe deu origem, ou seja, a quantidade de líquido que evapora é a mesma quantidade que se condensa.

A pressão de vapor é uma propriedade física  que depende do valor da temperatura. Ou seja, quanto maior a temperatura (em módulo), geralmente há maior pressão envolvida dentro de um sistema, seja ele um tanque, um compressor de ar, uma tubulação, uma caldeira, um aquecedor de fluido térmico, entre outros.

Em outro exemplo, locais de maior altitude possuem pressão atmosférica menor, geralmente por conta da temperatura também menor.

O DESCOBRIMENTO DA PRESSÃO DE VAPOR

Heron de Alexandria foi um mecânico e matemático grego que viveu no século I (um). É especialmente conhecido pela fórmula que calcula a área do triângulo e também por inventar o mecanismo conhecido como o primeiro motor a vapor da história, denominado de Eolípila, ou Máquina Térmica de Heron ou simplesmente “bola de vento”.

Basicamente, a máquina consiste em uma esfera oca abastecida por uma bacia  com água que, ao ser aquecida, produz vapor, fazendo com que a esfera produza movimento. A máquina em si não possui finalidade diferente de comprovar a pressão do vapor sobre corpos físicos.

O SER HUMANO UTILIZANDO A PRESSÃO DE VAPOR EM SEU FAVOR

Já em 1698, Thomas Savery, engenheiro militar inglês, criou um motor a vapor que poderia ser utilizado dentro de fábricas, sendo considerado uma das evoluções iniciais da revolução industrial do século 17.

A partir desse momento, a pressão de vapor passou a ser uma das principais formas de geração de energia das indústrias, substituindo a força humana e a força de animais, como cavalos.

Uma das primeiras utilizações da máquina a vapor foi para a fabricação de tecidos. Graças às máquinas a vapor, a produção de mercadorias aumentou exponencialmente e vem aumentando em uma constante desde então.

Gostou do assunto? Acompanhe o Blog Conpressione através da nossa newsletter (inserir link) e leia mais desdobramentos sobre a utilização de vapor em assuntos relacionados: como surgiu a caldeira, principais tipos de caldeiras, o surgimento de normas de segurança, entre outros.

Caso tenha necessidade de contratar algum dos nossos serviços, fale conosco através do e-mail, whatsapp ou telefone e solicite uma cotação.

Está gostando? Compartilhe

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir um conteúdo novo em nosso blog!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Você também pode gostar destes conteúdos:

O que define uma Caldeira?

O que define uma Caldeira?

De acordo com o dicionário, caldeira é um recipiente metálico destinado a aquecer água e outros fluidos. A NR-13 aprofunda…
O que define um Vaso de Pressão?

O que define um Vaso de Pressão?

De acordo com a NR-13, para o seu equipamento se enquadrar como um vaso de pressão ele precisa ter algumas…
Sobre a Norma Regulamentadora 13

Sobre a Norma Regulamentadora 13

CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO Editada pela Portaria de nº 3.214 do antigo Ministério do…
💬 Fale conosco pelo WhatsApp