De acordo com a NR-13, para o seu equipamento se enquadrar como um vaso de pressão ele precisa ter algumas características imprescindíveis.
A Norma Regulamentadora 13 estabelece requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento. Mas o que qualifica um vaso de pressão?
Em resumo, vasos de pressão são recipientes que acumulam qualquer tipo de fluido sob pressão superior à atmosférica. De qualquer forma, não é somente essa definição que os qualifica dentro da NR-13, pois a Norma considera alguns fatores que adicionam risco ao equipamento para enquadrá-los em algumas obrigatoriedades em prol da segurança daqueles que o operam e/ou estão próximos dele durante o trabalho.
O item 13.2.1 da NR-13 lista os equipamentos que estão enquadrados, conforme citação abaixo:
“a) todos os equipamentos enquadrados como caldeiras conforme subitens 13.4.1.1 e 13.4.1.2;
b) vasos de pressão cujo produto P.V seja superior a 8 (oito), onde P é a pressão máxima de operação em kPa, em módulo, e V o seu volume interno em m³;
c) vasos de pressão que contenham fluido da classe A, especificados na alínea “a” do subitem 13.5.1.2, independente das dimensões e do produto P.V;
d) recipientes móveis com P.V superior a 8 (oito) ou com fluido da classe A, especificado na alínea “a” do subitem 13.5.1.2.
e) tubulações ou sistemas de tubulação ligados a caldeiras ou vasos de pressão, categorizados, conforme subitens 13.4.1.2 e 13.5.1.2, que contenham fluidos de classe A ou B, conforme a alínea “a” do subitem 13.5.1.2 desta NR;
f) tanques metálicos de superfície para armazenamento e estocagem de produtos finais ou de matérias primas, não enterrados e com fundo apoiado sobre o solo, com diâmetro externo maior do que 3 m (três metros), capacidade nominal maior do que 20.000 L (vinte mil litros), e que contenham fluidos de classe A ou B, conforme a alínea “a” do subitem 13.5.1.2 desta NR.”
As alíneas b), c) e d) fazem referência aos vasos de pressão. Se o seu equipamento está dentro das características de algum desses itens, ele precisa ser regularizado de acordo com a Norma Regulamentadora através da realização das inspeções de segurança.
Existem diversos tipos de vasos de pressão, abaixo listamos alguns mais conhecidos:
- Compressor de ar
- Separador de condensado
- Separador de óleo
- Reservatório (mais conhecido como Pulmão)
- Filtro
- Aquecedor
- Condensador
- Evaporador
- Misturador
- Reator
- Destilador
Existem algumas situações específicas que dispensam certos equipamentos de cumprir os requisitos da NR-13. A Conpressione abordará esse assunto numa próxima publicação do Blog Conpressione. Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber atualizações dos nossos conteúdos sobre a segurança do trabalho, a engenharia mecânica e também de outros assuntos.
Fale conosco e solicite uma cotação para os nossos serviços neste link.